ETA LOGO ETA LOGO ETA LOGO ETA LOGO ETA LOGO
ETA LOGO ETA LOGO ETA LOGO ETA LOGO ETA LOGO ETA LOGO

ENCERRAMENTO DOS CURSOS PRONATEC

As primeiras turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Alagoas concluem suas atividades nesta segunda-feira (16), às 18h. A solenidade de conclusão dos cursos acontece no auditório Guedes de Miranda, localizado no Espaço Cultural, e contempla alunos com qualificação para locutor e apresentador, vitrinista, recepcionista de eventos e fotógrafo.
O programa é uma iniciativa do governo federal que tem como objetivo expandir e democratizar a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em todo o País. Nele, alunos do ensino médio da rede pública são qualificados tecnicamente para o mercado de trabalho. Em Alagoas, as articulações do projeto ocorrem por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e da Escola Técnica de Artes (ETA), que finaliza as atividades das primeiras turmas do Estado e já avalia os resultados iniciais.
As ações da ETA junto ao Pronatec beneficiam jovens e adultos alagoanos em condições de exclusão social. Os primeiros cursos, com início em dezembro do ano passado, totalizaram a oferta de 140 vagas, distribuídas entre diferentes qualificações - locutor e apresentador, vitrinista, recepcionista de eventos e fotógrafo. Na noite de hoje, todos os indivíduos oportunizados nessa etapa inicial recebem os certificados de conclusão de curso.
Para a coordenadora do Pronatec da ETA, Marilda Melo, o certificado com o selo da Ufal amplia o papel do programa na formação profissional dos alunos. “O Pronatec pode ser aplicado por outras instituições, mas nós vemos o peso que a universidade tem. O nome da Ufal no certificado é um fator que eleva a autoestima dos alunos, pois eles se sentem parte da universidade”, ressaltou.
A articulação do programa com o Sistema Nacional de Emprego (Sine) é uma oportunidade a mais para o ingresso dos alunos no ambiente profissional. No entanto, o projeto ultrapassa seu objetivo central e cria perspectivas importantes na vida dos beneficiados. De acordo com o professor que ministrou o curso de apresentador e locutor, Geová Amorim, a iniciativa estimula os participantes a darem continuidade ao aprendizado.
“Os alunos chegam para fazer um curso de curta duração, mas se familiarizam e se deslumbram com um universo que, de alguma forma, também faz parte da universidade, já que a escola técnica está vinculada à Ufal. Eles saem daqui com o interesse em participar dos cursos que a ETA oferece ou de graduações da universidade. Então, o fato de eles buscarem mais cursos demonstra que o programa foi eficaz e que o nosso propósito foi alcançado”, revelou o professor.


Planos para 2012

Neste ano, a escola técnica amplia para 395 o número de vagas para cursos referentes ao Pronatec. Além disso, inclui em suas ações um dos pilares do programa: a interiorização. São Miguel dos Campos, Marechal Deodoro e Coruripe são os munícipios do interior alagoano para os quais o programa expande suas atividades e contribui com a dinâmica econômica.
“Também temos como pretensão o desenvolvimento dos municípios inseridos no projeto. Inclusive, nós queremos aproveitar professores dessas cidades para ministrarem as aulas”, disse Marilda.
As capacitações estão relacionadas aos potenciais e às demandas de cada município. Em São Miguel dos Campos, os cursos são para artesanato de bordado à mão, artesanato de pintura em tecido, vitrinista e maquiador. Já em Coruripe, a qualificação está direcionada ao artesanato de biojoia, feita com palha de Ouricuri. Marechal Deodoro, por sua vez, leva adiante a tradição musical e terá curso para regente de banda.
Para a capital do Estado, Maceió, o programa traz novidades. Mestre de cerimônia, DJ, operador de telemarketing e maquiador são as novas qualificações disponíveis. Cursos anteriores, como de vitrinista, de fotógrafo e de recepcionista de eventos, permanecem entre as opções.
As pré-inscrições para as próximas capacitações técnicas serão realizadas nas escolas estaduais. Elas estão previstas para o mês de maio, mas não possuem data definida.

A Lei

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi instituído pelo governo federal em 26 de outubro de 2011, com a sanção da Lei nº 12.513. A legislação prevê ações de assistência técnica e financeira que ampliem a educação profissional e tecnológica dos brasileiros.
Além dos cursos técnicos gratuitos, o programa disponibiliza material didático, alimentação e transporte aos alunos beneficiados. Esses auxílios visam ao ingresso de, aproximadamente, oito milhões de pessoas no Pronatec até 2014.


Página Anterior Próxima Página Página Início